What’s your name? Marcello. Of course it is.

Sob o Sol da Toscana (2003)


Directed by Audrey Wells

under-the-tuscan-sun1

“German Woman: You greedy Americans. You think you’re so entitled. You ruin everything.

Frances: A lot of us feel really badly about that.”

Blá. Essa é a primeira coisa que me vem a mente quando penso nesse filme. Sob o Sol da Toscana é uma comédia romântica atípica, mas não tão atípica ao ponto de não seguir o “feeling” do gênero. O filme conta a história de uma escritora norte-americana, que passa por um divorcio difícil e acaba indo para Itália para afogar as mágoas e tentar superar a crise existencial por qual está passando. Soa familiar? Sim. O filme é praticamente uma versão um pouco mais antiga – e talvez não tão popular – de “Comer, rezar e amar”. Porém, as narrativas são sim, em parte, diferentes: a personagem principal de “Sob o sol da Toscana” vai morar na Itália definitivamente, e não só para superar o divórcio; Frances Mayers não é o centro do universo, como Liz Gilbert parece ser (por conta da atmosfera intimista que “Comer, rezar e amar” apresenta) e, por algum motivo, o aspecto cultural é mais significante no filme de Audrey Wells – pelo menos foi essa a impressão que tive.

O que me incomodou no filme foi a má qualidade de algumas cenas – como por exemplo quando Frances tasca um beijo no italiano Marcelo (Martchelo, if you know what I mean), e o background muda de dia para noite, mas de uma forma tão porca que chega a incomodar quem está assistindo. Tudo bem que isso pode ser justificado pelo fato de o filme ser de 2003, e talvez não apresentar recursos o suficiente para fazer algo mais substancial tecnologicamente falando, mas, de qualquer forma, essa cena poderia ter sido excluída do todo – já que foi inserida só para encher “linguística”.

Abrandando um pouco minha crítica, devo mencionar que outras cenas do filme são impecáveis. A paisagem contribui muito, é claro. A maior parte da trama foi filmada na Toscana, perto do sul da França, o que por si só já garante imagens espetaculares. O figurino e maquiagem são adoráveis, e os atores não deixam de forma alguma a desejar. Daine Lane, que deu vida a Frances Mayers, chegou até a ser indicada ao Globo de Ouro por sua performance nesse filme.

Entre o elenco também se fazem presente Sandra Oh e Kate Welsh, o que pode fazer a experiência de assistir esse filme um pouco confusa se você assiste/assistiu Grey’s Anatomy. O fato de Sandra Oh fazer o papel da amiga da principal, torna a coisa ainda mais esquisita. Literalmente parece que você está assistindo uma produção aparte da série, onde a Meredith Grey larga do McDreamy, vai pra Toscana e lá passa a morar com sua amiga e companheira Cristina Yang, que por acaso revela ser lésbica e tem um affair nada mais, nada menos, do que com Addison Montgomery. WHAT?!

Ignorando essa pequena estranheza com o elenco, pode-se dizer que é uma delícia assistir “Sob o sol da Toscana” principalmente por conta dos aspectos culturais, no caso da Itália, que cercam a vida dessa escritora norte-americana. O forte catolicismo, o gelato e o italiano galante, se fazem presente e contribuem com a leveza do filme, que diga-se de passagem, é puro charme.

Digo que o filme de Audrey Wells é blá no começo do texto, pelo simples fato de não apresentar qualquer tipo de profundidade artística. A trama é superficial, e tenta de alguma forma criar metáforas que chegam a ser pedantes – como aquela torneira que passa a funcionar uma vez que Frances reencontra seu equilíbrio interior…

Enfim, Sob o sol da Toscana um bom candidato à Sessão da Tarde, ou “para assistir cazamigas no domingão super animado”. Recomendo para quem curte uma comédia romântica clássica, e também para quem curtiu Comer, rezar e amar.

Escrito por: Raquel Ribeiro

Anúncios

Um comentário em “What’s your name? Marcello. Of course it is.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s